Dois concursos para o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) estão com as inscrições abertas: o primeiro é para juiz substituto e o segundo é para técnico do 1º Grau de Jurisdição.

Outros dois concursos que também estão sendo organizados pelo órgão já estão mais adiantados (psicologia e serviço social), e tiveram as inscrições encerradas em dezembro do ano passado. Ao todo são 150 vagas previstas nos quatro editais.

Magistratura

O edital do concurso para a Magistratura destina-se ao preenchimento de 5 vagas para o cargo de Juiz Substituto do Estado do Paraná, das quais 3 são destinadas à ampla concorrência, 1 para pessoas com deficiência e 1 para afrodescendentes.

As inscrições foram abertas no dia 1.º de fevereiro e vão até dia 3 de março de 2017. O valor é de R$ 240.

Para participar, é necessário possuir diploma de bacharel em direito e ter três anos comprovados de prática jurídica, de acordo com resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Técnico de 1.º Grau

Também neste ano foi lançado o edital para concurso de Técnico Judiciário do TJ-PR, com o total de 100 vagas, sendo 40 para Foros da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e 60 para a as demais Comarcas do interior do Paraná.

Das 40 vagas destinadas a Curitiba e RMC, 34 serão para a concorrência geral, 2 para pessoas com deficiência e 4 para afrodescendentes.

Já para atuação nas demais Comarcas do estado serão 51 vagas gerais, 6 para afrodescendentes e 3 reservadas a pessoas com deficiência.

Para participar do concurso, é necessário ter nível médio completo e ter 18 anos apenas na data da posse. As inscrições já podem ser feitas no site do Tribunal de Justiça até o dia 21 de fevereiro.

O valor é de R$ 100. De acordo com o edital, a prova, que deverá ocorrer no 3º trimestre deste ano, terá 60 questões objetivas e uma questão discursiva (valendo 40 pontos).

Analista Judiciário

Para o cargo de Analista Judiciário estão disponíveis 45 vagas de nível superior distribuídas da seguinte forma: 30 para a área de Serviço Social e 15 na área de especialização em Psicologia.

Para as vagas de assistente social 25 serão de concorrência geral, 2 reservadas a pessoas com deficiência e 3 para afrodescendentes. No cargo de psicólogos, as vagas são divididas da seguinte forma: 12 para a concorrência geral, 1 para pessoa com deficiência e 2 reservadas a afrodescendentes.

As inscrições para o concurso de preenchimento de vagas de ambos os cargos se encerraram no dia 15 de dezembro de 2016, e a prova de conhecimento gerais será realizada no 2º trimestre de 2017.

Fonte: JusBrasil.